Atenção Equipes Gestoras do Programa Ensino Médio Inovador e Projeto Jovem de Futuro.


Para conhecimento de todos

Confiram algumas dúvidas levantadas na Webconferência e que se tornaram aspectos importantes para a elaboração e para a análise dos PRC com base nos questionamentos e dúvidas encaminhados à Coordenação Estadual do ProEMI/PJF.


ATENÇÃO:
As ações propostas nos Projetos de Reestruturação Curricular- PRC não são atividades de “reforço escolar” são ações/atividades que contemplam a diversificação, a ampliação e a qualificação do Currículo do Ensino Médio. Desta forma, deverão estar em consonância com o Projeto Político Pedagógico- PPP da escola e considerar o diagnóstico elaborado pela equipe escolar.


1)AÇÕES

- Existe a possibilidade de inserir várias ações dentro do mesmo macrocampo?

Sim, é possível, não há número máximo de ações por macrocampos. As ações serão definidas e elaboradas pelos professores e coordenador do Ensino Médio e deverão considerar as necessidades e interesses de alunos e professores. É importante a leitura do Documento Orientador do ProEMI (p.13 a 17) que orientam sobre as propostas de ações para cada macrocampo.

- Por que apenas as ações nos macrocampos Acompanhamento Pedagógico e Iniciação Científica e Pesquisa são obrigatórios?

Embora todas as áreas de conhecimento sejam importantes para a formação integral dos alunos, a obrigatoriedade no macrocampo Acompanhamento Pedagógico possibilita o trabalho de aprofundamento de conhecimentos das diversas disciplinas (incluindo a proposta de ação interdisciplinar), conforme necessidades e/ou interesses de alunos e professores. No que se refere às ações no macrocampo Iniciação Científica e Pesquisa, o objetivo é fortalecer ações de pesquisa dentro do currículo, tendo em vista a importância de estimular os alunos e professores à prática do desenvolvimento de processos de busca de informações, aprofundamento de reflexões e observação de resultados. A iniciação científica e pesquisa possibilitam a participação e compreensão dos alunos do processo de construção do conhecimento. Os 2 macrocampos permitem a inserção de ações que contemplam todas as áreas de conhecimento e, também, a interface com as dimensões do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia, conforme propõe as DCNEM. Importante ler as possibilidades de ação para cada macrocampo descritas no Documento Orientador do ProEMI (p. 13 a 17).

- Se uma ação é interdisciplinar, é necessário detalhar as atividades ou a relação com cada disciplina?

É importante que na descrição de uma ação interdisciplinar sejam apresentadas as relações com as diferentes áreas do conhecimento/disciplinas e, se possível, apontar a articulação com as dimensões do trabalho, da cultura, da ciência e/ou da tecnologia.

- É possível ofertar ações apenas para uma das séries ou é obrigatório atender os alunos das três séries do EM?

A oferta de ações para uma ou mais séries do Ensino Médio serão definidas pela escola (professores, coordenador e gestor) ou, de acordo com as orientações da Secretarias de Educação Estaduais ou Distrital. O objetivo do ProEMI é o atendimento de todos os alunos do Ensino Médio, porém este poderá ser um processo gradativo de atendimento, conforme as condições de cada escola.

- Que tipo de ações poderão ser desenvolvidas no macrocampo Acompanhamento pedagógico?

Conforme descrito no Documento Orientador do ProEMI (p.14) “o macrocampo Acompanhamento Pedagógico poderá contemplar uma ou mais áreas de conhecimento, disciplinas ou conjunto de componentes curriculares, podendo focar em temáticas de interesse geral e conteúdos. As ações de acompanhamento pedagógico poderão envolver turmas completas ou grupos de estudantes em função da proposta apresentada. As atividades desenvolvidas neste macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola, ou ainda, com outros programas e projetos tendo em vista as expectativas dos estudantes em relação à sua trajetória de formação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura”.

- Sobre a dimensão Trabalho nos fundamentos do Ensino Médio, é possível propor como ação um ciclo de oficinas com professores e comunidade escolar?

Sim, desde que a descrição da ação apresente de forma clara a relação com as áreas de conhecimento/disciplinas e a articulação com uma ou mais dimensões propostas nas das diretrizes curriculares nacionais-DCNEM (trabalho, ciência, cultura e tecnologia).

- A construção de um blog, o desenvolvimento de palestras ou seminários são considerados ações ou são atividades dentro de uma ação?

São atividades desenvolvidas dentro das ações. As ações deverão incorporar conteúdos das áreas de conhecimento de forma disciplinar ou interdisciplinar e a construção de um blog ou a realização de um evento poderão ser propostas como atividades dentro da ação. Uma atividade pontual não pode ser considerada ação, mas será atividade proposta no processo de desenvolvimento da ação.

- As ações precisam sempre ser contextualizadas?

As ações propostas nos PRC deverão considerar o diagnóstico realizado pela equipe escolar sobre a realidade da escola e as necessidades e expectativas dos professores e seus alunos. Para qualificar cada vez mais o currículo, as ações deverão estar em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola.

- As ações voltadas à disciplina de Literatura deverão estar descritas no macrocampo Acompanhamento Pedagógico ou no macrocampo Leitura e Letramento?

As ações de literatura poderão estar contempladas nos 2 macrocampos. No macrocampo Acompanhamento Pedagógico é possível contemplar ações das diversas áreas, conforme necessidade percebida pelo grupo de professores. Para compreender melhor as ações possíveis dentro de cada macrocampo é importante a leitura do Documento Orientador do ProEMI (p. 13 a 17) e compreender que as ações de um macrocampo podem estar associadas às ações dos demais macrocampos, conforme descrito no documento.

- As diferentes modalidades esportivas de treinamento e competição podem ser inseridas como ações no macrocampo Cultura Corporal?

As diferentes modalidades esportivas poderão estar contempladas no macrocampo Cultura Corporal. As atividades são escolha da escola e deverão considerar os fundamentos do Projeto Político Pedagógico da escola estando atentos às práticas que contribuirão para a formação integral dos alunos.

- O conteúdo das ações dos macrocampos deve ser o mesmo para as 3 séries do EM?

As propostas de ação deverão considerar os interesses e necessidades, a partir do diagnóstico realizado e das séries nas quais se encontram os alunos. Dependendo da ação ela poderá ser proposta igualmente para as 3 séries.
Por exemplo, uma ação nos macrocampos Cultura Corporal ou Cultura Digital poderá ser igualmente ofertada à todos os alunos do EM, enquanto que uma proposta de ação que contemple conteúdos da Física no macrocampo Acompanhamento Pedagógico poderá ser ofertada com propostas diferenciadas para os alunos da 1o, da 2o ou 3o séries do EM.

- É possível desenvolver uma ação de língua inglesa ou espanhola no macrocampo Leitura e Letramento?

Sim. O macrocampo Leitura e Letramento possibilita tanto ações de língua portuguesa como de língua estrangeira. É importante compreender que neste macrocampo poderão ser propostas ações articuladas com ações de outros macrocampos, contemplando conteúdos de disciplinas de outras áreas de conhecimento. Para maior compreensão das possibilidades de ação neste macrocampo é importante a leitura do Documento Orientador do ProEMI (p. 13 a 17).

- As ações poderão ser desenvolvidas por colaboradores, voluntários?

Não. Todas as ações serão desenvolvidas pelos professores do Ensino Médio, seja por um professor ou por diversos professores, caso as propostas sejam de ações interdisciplinares.

- Premiação é uma ação? É possível utilizar os recursos para a compra de medalhas e notebooks para premiar alunos?

Premiação não é uma ação que contempla as áreas do conhecimento. Os recursos disponíveis são para o desenvolvimento das ações e não poderão ser utilizados para premiações.

2) PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AÇÕES

- É possível ofertar ações apenas para uma das séries ou é obrigatório atender os alunos das três séries do EM?

A oferta de ações para uma ou mais séries do Ensino Médio serão definidas pela escola (professores, coordenador e gestor) ou, de acordo com as orientações da Secretaria de Educação Estadual ou Distrital. O objetivo do ProEMI é o atendimento de todos os alunos do Ensino Médio, porém este poderá ser um processo gradativo de atendimento, conforme as condições de cada escola.

- Os alunos do Ensino Médio que estudam por telemídias ou ensino mediado podem ser contemplados pelo programa?

Apenas alunos que estão matriculados no ensino médio presencial serão contemplados.

- Os alunos que participam das ações do ProEMI deverão participar de todas as atividades ou poderão optar pelas de seus interesses?

A escola organizará as ações para a participação dos alunos. O objetivo é contemplar a todos. As ações poderão atender turmas inteiras no mesmo horário e na mesma ação, ou ainda, ofertar mais de uma ação do mesmo ou de diferentes macrocampos para que os alunos possam optar.
É importante considerar o diagnóstico realizado e as necessidades dos alunos e professores, principalmente nos macrocampos obrigatórios, a fim de fortalecer o trabalho que os professores já desenvolvem em suas disciplinas.


3)FORMAÇÃO

- Se os professores necessitarem ampliar seus conhecimentos para o desenvolvimento de uma ação diferenciada é possível realizar uma ação de formação? Como inseri-la no PRC?

Sim. Basta inserir a ação de formação como ação dentro do macrocampo descrevendo a relação desta formação com a ação direta a ser desenvolvida com os alunos dentro do mesmo macrocampo. Lembramos que a formação deverá estar voltada à qualificação da prática dos professores a ser desenvolvida com os alunos.

- Existe possibilidade de visita técnica às escolas para auxílio ao grupo gestor? E de consultoria, pode-se incluir contratação destes profissionais?

Não. As ações para os profissionais da escola são ações de formação para qualificar a prática desenvolvida junto aos alunos.

- A formação continuada de professores pode entrar como ação no macrocampo Acompanhamento Pedagógico?

Se a formação está relacionada à ação que irá se desenvolver diretamente com os alunos e, o objetivo é qualificar a prática do professor para efetividade da mesma, sim.

- Uma ação que envolva formação do corpo administrativo da escola para melhorar a questão de relacionamento humano e atendimento ao público pode ser contemplada dentro do macrocampo acompanhamento pedagógico?

Não, a formação para os profissionais da escola terão que estar diretamente relacionadas às ações dentro do currículo, ou seja, as ações propostas dentro dos diferentes macrocampos. As ações são a reestruturação do currículo, foco do ProEMI.

4)METAS E OBJETIVOS

- Qual a diferença entre os objetivos e metas qualitativas e quantitativas?

O objetivo está relacionado à ação que se pretende desenvolver. As metas, qualitativas e quantitativas, referem-se aos resultados esperados.
Por exemplo: Uma proposta de ação com os conteúdos da Matemática no macrocampo Acompanhamento Pedagógico poderá apresentar na descrição o objetivo de ampliar a abordagem de determinados conteúdos. A meta estará apontando a melhoria do desenvolvimento dos alunos em “x” % (quantitativo) no que se refere às habilidades específicas de “x, y e z” (qualitativo).

5)RECURSOS FINANCEIROS

- É possível inserir na ação a alimentação e o transporte dos educandos para aulas/visitas de campo?

Se as aulas/visitas de campo são uma atividade dentro da ação, é possível contemplar transporte e alimentação para a atividade. É importante uma descrição clara da ação apontando as atividades diferenciadas que se desenvolverão fora do ambiente escolar.

- Premiação é uma ação? Podemos comprar medalhas e notebooks para premiar os alunos?

Não. Os recursos disponíveis são para o desenvolvimento de ações curriculares e não poderão ser utilizados para premiações.

- É possível contemplar com os recursos destinados às ações a compra de aparelhos de cozinha utilizados para a preparação das refeições dos alunos?

Não. Os recursos disponíveis são para o desenvolvimento das ações curriculares e não poderão ser utilizados para outros fins.

6)AVALIAÇÃO

- Como deverá se avaliado o aluno que participa das ações do ProEMI?

A avaliação proposta deverá considerar o Projeto Político Pedagógico da escola e as áreas de conhecimento/disciplinas contempladas nas ações. A forma proposta para avaliar será definida pelos professores e coordenador da escola.
A avaliação é instrumento importante para verificar o desenvolvimento dos alunos, considerando que as ações propostas deverão fortalecer e ampliar o trabalho realizado nas diversas disciplinas, qualificando o currículo.

7) CARGA HORÁRIA

- Como será a carga-horária do professor?

A carga-horária é decisão da escola, ou ainda, orientada pela Secretaria de Educação Estadual ou Distrital.

- Como ficará incorporada a carga-horária em cada disciplina?

A forma como a carga-horária será incorporada é decisão da escola (professores, coordenador e gestor), ou ainda, orientada pela Secretaria de Educação Estadual ou Distrital.

- Quando se fala em ampliação de carga-horária, estamos falando de 5 horas de 60’ ou de 5 horas-aula?

A carga-horária deverá considerar 60 minutos cada hora (hora relógio).

- Como fica a carga-horária dos professores que estarão desenvolvendo as ações?

A carga horária será definida pela escola sob a orientação da Secretaria de Educação. O Documento Orientador do ProEMI destaca a importância dos professores que estão em jornada 40 horas na escola.


8)ENSINO MÉDIO NOTURNO

- De que maneira podemos ofertar ações para os alunos do Ensino Médio Noturno, considerando que muitos são trabalhadores e será difícil ampliar o tempo destes na escola?

Para o Ensino Médio Noturno as ações poderão ser desenvolvidas no horário de aula normal. Para os alunos do noturno é imprescindível apresentar conteúdos, metodologias e materiais diferenciados, considerando o perfil destes, seus interesses, necessidades e expectativas.


Postado por Adenilson Godinho.

0 comentários:

Postar um comentário