AVALIAÇÃO SIPAVE

Marabá - Pará, 26 de novembro de 2012
Por Prof. Adenilson Godinho

Escolas da Rede Estadual farão prova do SIPAVE


No período de 03 a 07 de dezambro as escolas da Rede Estadual vinculadas a 4ª Unidade Regional de Educação aplicarão a prova do Sistema Paraense de Avaliação - SIPAVE. Os malotes contendo as provas que serão aplicadas juntos aos alunos já estão disponiveis no Setor Pedagógico da 4ª URE e deverão ser entregues às escolas no período de 26 a 30 de novembro.

A equipe responsável pela distribuição do material da prova já está mobilizando as informações necessária junto as comunidades escolares, visando preparar cada escola quanto aos procedimentos a serem adotados na aplicação da avaliação que acontecerá no inicio do mês de dezembro.

Quais são os alunos que farão a prova SIPAVE 2012

Farão a prova todos os alunos do 3° ano do Ensino médio das escolas estaduais vinculadas a 4ª URE e os alunos do 1° e do 3° ano das escolas estaduais que integram o Projeto Jovem de Futuro do 1° CICLO - PJF. As turmas do Sistema Modular - SOME não farão parte dessa Edição da Avaliação SIPAVE. A 4ª URE informa às escolas que matém turmas do SOME que, embora, elas recebam o material, deverão gardá-los em local seguro e não deverão aplicar a prova para estas turmas.

O objetivo da aplicação da prova SIPAVE

Instituido em 2011 o SIPAVE tem o objetivo de avaliar a proficiêcia dos alunos paraenses em Lingua Portuguesa e Matemática tendo em vista fazer um levantamento diagnóstico da realidade educacional do aluno nas séries iniciais e finais do Ensino Médio.  O SIPAVE será aplicado em todas as escolas de Ensino Médio no Pará e servirá como parametro para avaliar o desempenho dos alunos que já participam do ProEMI/PJF em todo o estado.

Informações complementares

Junto com o material a 4ª URE enviará para as escolas uma planilha “Base de Dados” onde cada escola preencherá os dados referentes a data da realização, matrícula e número total de alunos que farão a respectiva prova.

As escolas deverão realizar mobilização junto a comunidade escolar visando garantir a participação mínima de 80% do alunado, tendo em vista o sucesso da aplicação do SIPAVE.

O Coordenador Pedagógico de cada Escola será responsável em receber o material da escola, zelar pela segurança e sigilo, selecionar e realizar o treinamento dos professores que irão aplicar a avaliação, indicar data(as) de aplicação na escola, e número de alunos efetivos, acompanhar o  processo e devolução de todo material a 4ª URE

Mais informações

NUPPAE/SEDUC - Fone (91) 3201-5155 ou  SETOR PEDAGÓGICO (94) 3324-3777
Email: setorpedagogico4ure2011@yahoo.com.br

Prof. Adenilson Godinho é Especialista em Educação/SEDUC

0 comentários:

Postar um comentário