ESCOLA RIO TOCANTINS REALIZA FEIRA DE CIÊNCIAS

Marabá - Pará, 14 de novembro de 2012.
Por Prof. Adenilson Godinho

Projeto Jovem de Futuro tem lançamento oficial na Feira de Ciências da EEEM Rio Tocantins - CAIC

Gestores, professores, alunos e autoridades locais marcam presença na abertura da feira de ciência 2012.
No ultimo sábado (10) a EEEM Rio Tocantins realizou a abertura da Feira de Ciências 2012 com o tema "Meio Ambiente e Sustentabilidade". O evento também marca o lançamento do Projeto Jovem de Futuro - PJF, uma parceria MEC/Instituto UNIBANCO/SEDUC que tem como objetivo a melhoria da proficiência do ensino e o combate a evasão escolar, com ações educacionais desenvolvidos na escola,  contou coma significativa presença de alunos da comunidade escolar e de autoridades educacionais do município, além de lideranças políticas locais.

Apresentações de danças,  painéis e projetos educativos ambientais chamaram a atenção de alunos para a questão da preservação do meio ambiente.


Para este ano tema escolhido foi “Meio Ambiente e Sustentabilidade”. A temática pretendeu estabelecer uma importante reflexão a cerca da relação entre o homem e a natureza e, principalmente, provocar no aluno novas atitudes frente ao paradigma da preservação do planeta que pode começar na escola, no bairro e ampliando para a cidade onde ambienta a comunidade escolar.

Para a gestora da escola Rio Tocantins, Helen Nyde, nos dias atuais, a educação brasileira tem focado a questão ambiental como uma das grandes preocupações do ensino nas escolas, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem. Com suas palavras, a gestora define a escolha do tema da feira:
"Num país que começa a se despertar para a preservação das suas riquezas naturais, onde desenvolvimento é sinônimo de exploração de recursos com responsabilidade e sustentabilidade, a educação exige do aluno, hoje, que ele participe ativamente não apenas do diagnóstico dos problemas ambientais, mas que passe a  tentar apresentar possíveis soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania. Dai a importância de trabalharmos o tema da preservação ambiental e da sustentabilidade na escola".
Feira de ciências é parte das ações do Projeto Jovem de Futuro

Representando a 4ª URE a Profª. Lindalva Barros (em destaque à direita na foto) que também é supervisora do Projeto Jovem de Futuro - PJF, analisa de forma positiva as propostas apresentadas na Feira de Ciências da escola. Para Lindalva Barros, a necessidade de debater a temática ambiental na escola pública hoje é própria da interdisciplinaridade dos conteúdos que promove a relação do aluno com os espaços sociais e ambientais do qual ele emerge. A professora relata que o PJF desenvolve metodologias a serem aplicadas como ações e/ou atividades pedagógicas, cujos tema do meio ambiente é um macrocampo a ser trabalhado como iniciação científica que visa uma melhor relação entre o homem e a natureza. "Como supervisora do Projeto Jovem de Futuro, vejo que a escola está se apropriando de forma significativa a proposta do programa, principalmente, porque é uma ação que visa interação e socialização entre grupos, tendo como pano de fundo um tema imprescindível e atual. Parabenizo toda a comunidade escolar pela organização da feira e, sobretudo, pela escolha do tema, pois os trabalhos estiveram a altura das expectativas pedagógicas para o ensino aprendizagem previsionadas no PJF", conclui.



Prof. Adenilson Godinho é Especialista em Educação/SEDUC

0 comentários:

Postar um comentário