Projeto “Florestabilidade” no Estado do Pará

Marabá - Pará, 22 de novembro de 2012.
Por Prof. Adenilson Godinho

Diretora da 4ª URE participa de cerimonial de apresentação do projeto "Florestabilidade" em Belém

O jornalista José Irineu Marinho durante a abertura do projeto Florestabilidade
Em cerimônia realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, na ultima terça-feira, 13, em Belém do Pará, aconteceu a apresentação do projeto Florestabilidade: Educação para o manejo florestal. A ação é fruto de uma parceria do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), a Fundação Roberto Marinho e o Fundo Vale.

Marcaram presença no evento o Secretário Especial de Promoção Social, Nilson Pinto; O Secretário de Estado de Educação, Cláudio Cavalcante; o Jornalista e Conselheiro da Rede Globo, José Irineu Marinho; o ator Sérgio Maroni; a Diretora de Meio Ambiente da Vale, Vania Samovilla, além de importantes lideranças políticas do governo estadual, ambientalistas, educadores e estudantes da Rede Estadual de Ensino.

Da esquerda para a direita: O Jornalista José Marinho, A Diretora da 4 URE, Elaine Destéfani e o Secretário Claudio Ribeiro.
Conheça o projeto "Forestabilidade"
O projeto Florestabilidade: Educação para o Manejo Florestal é uma parceria da Fundação Roberto Marinho com o Fundo Vale e conta com o apoio do Serviço Florestal Brasileiro - SFB. Vários governos e instituições de pesquisa e manejo também colaboram com a implementação do projeto, como a SEDUC, a EMATER, a SEDIP, a SEMA e o Ideflor, no Estado do Pará; a SEED no Estado do Amapá, a SEDUC no Estado do Amazonas, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), além de muitas organizações e profissionais que apoiaram na elaboração de conteúdos sobre manejo florestal no Brasil e, especialmente, na Amazônia legal.

O objetivo do projeto "Florestabilidade" visa despertar nas comunidades que vivem e sobrevivem das florestas, vocações para carreiras ligadas ao manejo florestal e oferecer recursos pedagógicos para professores e técnicos da extensão rural da Amazônia. Um projeto nacional de educação para a preservação e o uso adequado dos potenciais naturais oferecidos pelas florestas.

Estudantes do Pará terão educação para o manejo florestal

No Pará, o governo estadual, é parceiro do projeto e promoverá educação para o manejo florestal a estudantes em várias regiões pólos, através de instituições ligadas ao meio ambiente e a educação. O Secretário de Promoção Social, Nilson Pinto, que representou o governador Simão Jatene, disse que o projeto tem tudo haver com os planos do governo para as futuras gerações. “Há muito tempo , este estado teve a economia pautada no extrativismo predatório. Hoje precisamos mudar esse paradigma e isso só é possível revolucionando o conhecimento, a gestão e a produção”, destacou.

Na fase da Implementação o Florestabilidade, inicialmente aplicado em parceria com os órgãos ambientais e educacionais do Pará, como a Enater e Seduc, que entre 19 e 30 de novembro formará cerca de 100 técnicos da Emater para a etapa inicial do projeto.  Os técnicos receberão materiais pedagógicos e conhecimento de técnicas de manejo para serem multiplicadores junto as comunidades onde atuarão com a proposta educativa ambiental.

Entre janeiro e março de 2013, serão formados mil professores vinculados à Seduc. Durante as oficinas, professores e extensionistas vão simular a aplicação do conteúdo em escolas e comunidades. Além do Pará, na reião norte, o Florestabilidade também chegará às escolas dos estados do Amazonas, Acre e Amapá.

Os recursos pedagógicos incluem 15 programas de televisão (15min cada), 15 programas de rádio (2min30 cada), dois livros para os mediadores (com conteúdo sobre manejo florestal e sugestões de planos de aula), o jogo Florestabilidade e um website interativo – que vai conectar os participantes do projeto com oportunidades de estudos e de trabalho em manejo florestal.

O Secretário de Estado de Educação, Claudio Ribeiro comentou a importância do projeto: "Em um estado da região amazônica que está trabalhando a questão dos municípios verdes, cujo objetivo é alcançar uma economia mais forte e sustentável, revertendo um quadro de devastação, trabalhar a questão das florestas a partir da educação é fundamental. Trata-se, também, de sistematizar um conhecimento empírico que esses jovens já têm, contribuindo para formar uma geração que valorize muito mais o exercício de uma consciência socioambiental responsável para a região e para o país", afirmou Cláudio Ribeiro.


A Diretora da 4ª URE, Profª. Elaine Cristina Destéfani, esteve na cerimônia de apresentaçao do projeto e também comentou sobre a relevância do projeto "Florestabilidade" para a formação de uma nova consciência sobre a relação entre o homem e natureza e, sobretudo, na importância de se levar o tema da sustentabilidade para a sala de aula. Nas sua palavras:

"Mais do que formar cidadãos conscientes de seu papel na vida em comunidade, a escola é um instrumento de construção e de reconstrução das relações do homem com o meio ambiente. Num Estado que começa a se despertar para a preservação das suas riquezas naturais, onde entendemos que o desenvolvimento deve acontecer de forma responsável e, sobretudo, sob a regência do fator "sustentabilidade", a educação exige hoje do aluno que ele participe e tome consciência dos problemas que são prórpios da comunidade que o cerca. Para tanto, a escola deve prepará-lo para se posicionar ativamente como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania e o respeito ao meio ambiente. Dai a importância de trabalharmos o tema da preservação ambiental e da sustentabilidade na escola. Esperamos que o projeto "Florestabilidade" seja uma fonte de informação e inspiração para todos os nossos alunos da rede, e que produza um novo olhar sobre a importância das matas e florestas, especialmente para nós educadores que desejamos a Amazônia sempre viva e próspera", finaliza a Diretora Elaine Cristina Destéfani.

Mais informações:


Prof. Adenilson Godinho é Especialista em Educação SEDUC/ 4ª URE - Marabá



0 comentários:

Postar um comentário