PACTO PELA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO PARÁ

Marabá - Pará, 03 de dezembro de 2012
Por Prof. Adenilson Godinho

Professores participam de encontro que discute o Pacto pela Melhoria na Qualidade da Educação no Pará.




 

O Governo do Estado do Pará, através da SEDUC e o Instituto Synergos  discutem com professores marabaenses, nesta segunda-feira (3), no auditório da UNIMED, Cidade Nova, o Pacto pela Qualidade da educação no Estado do Pará.

O pacto prevê algumas medidas imprescindíveis serem tomadas em relação a situação atual em que se encontra a educação paraense. A primeira é fazer um levantamento dos problemas mais urgentes, para alcançar os objetivos do Governo do Pará, que é melhorar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

O Instituto Synergos  tem sede em Nova York, e sua meta é encontrar soluções efetivas, sustentáveis e de base local para a redução da pobreza no mundo. A escolha do Estado do Pará se deu depois da visita e conhecimento da problemática educacional do Estado.

Professores e educadores participam de palestras e oficinas de sensibilização e discutem sobre as dificuldades para desenvolver o trabalho educativo na região. Neste primeiro momento acontece a apresentação das propostas e metas do pacto. Uma agenda que inclui todas as regiões pólos do Estado esta sendo desenvolvida entre a SEDUC e o Instituto Synergos.

Técnicos do Setor Pedagógico da 4ª Unidade Regional de Ensino participaram do encontro. Para a Coordenadora do Setor Pedagógico, Robenilde Lima, a proposta é bem vinda e reforça todas as outras ações que vem sendo implantada no Estado com vista a alcançar a melhoria da educação estadual.

“Toda ação que venha no sentido de melhorar a qualidade da educação deve ser encorajada por todos nós, professores e educadores. Acreditamos que o atual cenário em que se encontra a educação paraense é muito preocupante. Precisamos de mais investimentos na escola pública e, sobretudo, fortalecer a proposta de formação de professores e equipe gestora, além da re-elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos que, efetivamente, tenha compromisso pedagógico com a realidade social e cultural do aluno. O pacto é mais um instrumento que poderá contribuir significativamente para alcançarmos a tão sonhada educação de qualidade no Pará e no Brasil”, avalia Robenilde Lima.

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